Drenagem Blog – Este blog mudou de endereço para http://drenoblog.techduto.com.br


Campos de Futebol – solução possível de drenagem
5 de janeiro de 2009, 3:19 pm
Arquivado em: diversos | Tags: , ,

“Na drenagem subterrânea utilizam-se os drenos contínuos, descontínuos e cegos, compondo assim os sistemas drenantes horizontais e verticais. Desta forma, serão relatadas as propriedades do solo, os materiais utilizados, especialmente o que se refere aos cuidados para elaboração do projeto executivo, características para a melhor escolha da grama a ser utilizada, bem como cuidados de manutenção que se deve haver para manter sua qualidade. Grande parte do aprendizado foi adquirido com o estudo do Estádio Joaquim Américo, de onde possibilitou o desenvolvimento de um caso real no Estádio Santo Antônio, a saber, um projeto de drenagem com seu respectivo memorial de cálculo.

Na drenagem de áreas verdes, de esporte e lazer, o solo superficial tem a função prioritária de se constituir um elemento propicio ao crescimento da vegetação; portanto, esse solo deve ter características e propriedades inerentes à sua função, bem como deve-se ter em consideração que essas características e propriedades serão alteradas com o tempo. Com o passar do tempo, com a vegetação já instalada e com os cuidados necessários para sua conservação, o solo superficial irá oferecer gradativamente maior dificuldade à passagem da água, reduzindo a sua capacidade de infiltração. “

O artigo trata sobre a utilização de trincheiras drenantes para fazer a drenagem do gramado e tem os devidos cálculos a serem feitos para melhor drenagem do terreno. Também cita que ao serem colocados tubos para drenagem nessas trincheiras consegue-se diminuir o tamanho das trincheiras, diminuindo o trabalho de implantação e conseguindo uma melhor drenagem. Nós indicamos os tubos da linha techdreno da TechDuto Corrugado para esse tipo de uso.

Campo Gramado

Campo Gramado

Retirado de: Soluções de Drenagem em Campos de Futebol

About these ads

4 Comentários so far
Deixe um comentário

Olá existe alguma solução de drenagem para campo de futebol depois que este já esta instalado e em uso? Grato

Comentário por Glauco

Caro Glauco, todas as soluções de drenagem necessitam da abertura de valas onde serão colocados a manta geotextil, brita e o tubo para drenagem. Isso pode ser feito em um campo que esteja em uso, porém vai ter que ficar interditado por alguns dias. Sugiro que consulte um engenheiro civil para tratar mais adequadamente como é possível fazer a drenagem do seu campo.

Comentário por drenagem

Boa Noite;
Gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar, poiso solo da minha residência é estremamente úmido e não tenho idéia de como fazer uma drenagem aqui. Meu no solo do meu quintal passa o lençol d´agua de uma fonte de àgua e do outro lado passa um corrego ou seja estou bem “provida” de àgua limpa e suja. Ah e há muito tempo atrás foram feito valetas para que escasse a àgua mas de nada adiantou.
Gostaria que vocês me ajudassem a chegar a uma solução.

Desde ja muito Obrigada

Comentário por Leila Spinelli

Leila, desculpe a demora. Este blog mudou de endereço para http://drenoblog.petech.com.br por isso foi difícil ver sua mensagem. Li o seu problema, porém não podemos te passar uma solução padrão já que depende muito de como é o solo do seu quintal, qual a inclinação dele e ainda existem outras variáveis a serem consideradas para fazer a melhor drenagem do seu terreno. Recomendo que contate um engenheiro civil para que possa te orientar em como fazer a drenagem da melhor forma. A contratação dele pode ficar mais barato do que você ter um prejuizo futuro devido a esse problema.

Comentário por drenagem




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: